sábado, 4 de dezembro de 2010

Proseando sobre... Informers - Geração Perdida


 
Informers - Geração Perdida”, disponível em DVD, se molda pelo estilo de narrativa cronológica, característica que vem ganhando força no cinema desde o genial “Magnólia”. Distante da exuberante obra de Paul Thomas Anderson, esse modesto trabalho de Gregor Jordan, cara que fez um relativo sucesso com “Guerreiros Búfalos” e “Ned Kelly”, traz uma adaptação literária do respeitado autor Bret Easton Ellis (Psicopata Americano).

Dispondo de um poderoso elenco, nos questionamos sobre onde à divulgação de um filme que conta com Kim Basinger, Billy Bob Thornton, Winona Ryder e Mickey Rourke, sem contar com o elenco de apoio estelar, errou. Promovendo uma seqüência inicial entusiasmada, a história não mantém o ritmo, voltando a empolgar em seu final quando o filme deixa de ser acompanhado com o mesmo ímpeto que seu princípio inspirou. É o início da década de 80 numa Los Angeles contextualizada pela elite dominante, com festas abarrotadas de drogas e sexo, em mansões onde jovens revelam as conseqüências que uma geração ditada pelo excesso se arruinou.

É com um apanhado de histórias se cruzando que o filme de Jordan se desenvolve, contando pequenas histórias para constituir uma rede cuja conclusão se delonga na hipocrisia, no afastamento e na frialdade de uma nação. Nos embalos escoltados por bebedeiras, cocaína e sexo, o reflexo da insensatez que tomara conta da juventude elitista do país abre margens para o filme salientar de maneira bastante sóbria a propagação da AIDS nos EUA. E tal ato é de longe o grande mérito do filme. Amber Heard rouba a cena. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário