segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Proseando sobre... As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada


Os religiosos irão encontrar em “As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada” uma manifestação à fé bastante declarada. Se anteriormente ela já existia nos dois primeiros longas, – de maneira razoavelmente disfarçada – nessa terceira parte, não há economias em referências e torna-se, a partir dos diálogos dos personagens numa profunda menção religiosa, numa evocação declarada sobre diferenças de nomenclaturas dadas a um mesmo ser: Deus. Nos diferentes mundos no filme – a nossa realidade e a realidade de Nárnia – fragmenta-se um ideal impositivo e expositivo sobre perspectivas relativas à religião. No final, o filme sustenta uma catequese travestida de fantasia com monstros e heróis, opondo bem e o mal e isso, de maneira alguma, é um benefício do filme. A fantasia proposta dá lugar a ensinamentos doutrinários e a imaginação inspirada tanto das crianças (alvos centrais da narrativa) quanto dos adultos termina violada.

Nesse terceiro filme, não há demora para os personagens chegarem a Nárnia. O roteiro utiliza bem seu início ao apresentar um novo personagem, o importuno Eustace (Will Poulter), garoto descrente de fantasias e entregue aos livros remetentes a sua realidade palpável e mensurável – e para dizer mais, covarde. Juntamente a ele, dois já conhecidos do público, Lucy (Georgie Henley) e Edmund (Skandar Keynes), crescidos, desejam uma oportunidade de retornarem aquela terra que um dia conheceram. Um quadro lhes dá esse acesso e os três vão parar no Peregrino da Alvorada, um navio cujos tripulantes são velhos conhecidos, incluindo o agora rei, Caspian (Ben Barnes). Sem saberem, são recrutados para uma nova e grande batalha desafiadora de seus ocultos desejos.

A direção ficou a cargo de Michael Apted, diretor com diferentes projetos no currículo, foi incumbido de levar essa terceira parte dos livros de C.S. Lewis até a telona. Esse não é o último. Também não é a melhor entre as aventuras – é a mais carente de sentido, aliás. Mais parece um capítulo estendido e deverá recrutar novos fãs para a franquia diante seus efeitos e carisma. Interessante também é a troca dos personagens que acompanhamos: Susan (Anna Popplewell) e Peter (William Moseley) ficaram de fora do projeto e se despediram no segundo filme por se tornarem adultos – aos fãs da dupla, poderão vê-los brevemente nesse terceiro. Tal destino parece ser o mesmo para Lucy e Edmund. É um ciclo da vida cuja atenção direcionada as crianças prova a força que o projeto tem sobre elas e quanto essas importam na obra de Lewis.

O universo de Nárnia está aberto, e vem muito mais por aí. “A Viagem do Peregrino da Alvorada” tem seus problemas, seus excessos e não estará entre os melhores filmes do ano. Sua história às vezes deixa de funcionar quando alguns feitos acontecem de modo superficial, quase indigerível ao público acostumado ir ao cinema. Por cima desses problemas, há uma história que preza o indivíduo e sua ambição, seus desejos causadores de sofrimento. Potencialmente capaz de proporcionar uma catarse no espectador ao explorar esse conflito, Michael Apted ganha pontos e encontra recursos técnicos que apenas somam a narrativa – a direção artística é estonteante. E logicamente, não poderia faltar o objeto dificultador, o jovem Eustace irá passar por grandes ensinamentos a respeito do valor da crença. Belo, mas problemático, “As Crônicas de Nárnia” é mais um grande projeto desperdiçado que encontra heroísmo na fantasia e quando não, eis que surge o leão Aslan (Liam Neeson) nos momentos mais difíceis, parecidíssimo ao que ouvimos ecoando por aí de alguns que querem pregar soluções vendendo a fé. 


7 comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade de assistir esse filme, quem sabe nessa sexta, neam ? rs
    Parabéns pelo blog, (:

    ResponderExcluir
  2. Sou fascinada por estes filmes que tiram a gente do chão e transportam para mundos diferentes. Com Nárnia não poderia ser de outra forma. Assisti aos outros mas esse ainda não. Como todo megalançamento que se preza tem seus altos e baixos, seus elogios e críticas; mesmo assim está na minha lista para as próximas idas ao cinema.
    Adorei formato e proposta do teu blog!

    ResponderExcluir
  3. hum muito interessante, eu nunca vi esse filme e nem sabia nada sobre ele.. agora fiquei curioso pra ver!!

    ResponderExcluir
  4. esse filme parece ser mto bom, o primeiro foi perfeito

    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    Comentado... retribua a cortesia
    comentando tmbm
    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    Quer +1 seguidor? Siga-nos
    e avise no comentário
    deixando o seu link
    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    Nosso Blog:
    http://mikaelmoraes.blogspot.com
    +++++++++++++++++++++++++++++++++
    FELIZ NATAL E
    PRÓSPERO ANO NOVO!!!
    +++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  5. EU AAAAAMO AS CRÔNICAS DE NÁRNIA, assisti todos e ainda essa semana quero assistir o tercerio. Seu blog é demais, fala sobre o filme de uma forma diferente e legal. parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Vou ver Nárnia amanhã!Eu amo esse tipo de filme que transporta a gente para um mundo de fantasia. *-*

    ResponderExcluir
  7. Estou ansioso para assisti-lo.
    Gostei muito dos outros dois filmes da saga.

    http://www.adolescentepensa.blogspot.com/

    ResponderExcluir