domingo, 12 de setembro de 2010

Proseando sobre... O Curioso Caso de Benjamin Button



A leitura de um velho diário dá forma ao conto que se passa em "O Curioso Caso de Benjamin Button", nova obra do ótimo diretor David Fincher. A história traz um fato um tanto inusitado, fala da vida de um homem que viveu em circunstâncias improváveis, nasceu idoso e com o tempo rejuvenesceu. Como isso é possível?
Brad Pitt envelhecido, é a grande estrela do filme


Trata-se de uma ficção poética e filosófica que acompanha a vida de alguém único, e na racionalidade do fato, anos atravessam a longa duração do filme com Brad Pitt vivendo o protagonista que, com uma maquiagem genial, não foi tão fácil reconhecê-lo. E se os longas do Fincher costumam serem fortes e relativos a questões humanas de ordem psíquica ou filosófica, essa nova empreitada do diretor não perde essa linha mas aposta mais numa proeza dinâmica bem estruturada e fundamentada apesar de absurda, emociona e questiona nas suas finitudes uma forma de olhar a vida bastante interessante. Escrito por Eric Roth baseado em um conto de F. Scott Fitzgerald, essa fábula moderna alinha a vida e a morte ao detalhar os anos de um personagem e os melhores momentos de sua história. 

Pitt e Blanchett têm pouco tempo pra viver o amor
Benjamin cresceu em um asilo tendo um físico de 80 anos. Com o passar dos anos, foi ficando mais jovem, viu alguns de seus amigos falecerem enquanto seguia para um destino incerto. Em contrapartida, o amor de sua vida que conheceu ainda criança, vinha envelhecendo e quando suas idades se cruzaram fizeram valer uma bela e realmente impossível história de amor. Cate Blanchett, cheia de maquiagem, vive o par romântico de Benjamin sem mostrar o talento que a consagrou, ainda assim, se destaca principalmente pelo visual deslumbrante do figurino que é empregado com maestria trazendo as mudanças de cada década, é mais um acerto do longa, um atrativo para os olhos, quem apreciar arte, deverá se fartar. A fotografia é outra que empolga.

Esta é a terceira parceria de Fincher com Pitt, nesse caso, seu protagonista é o dono do filme ao contrário de suas outras obras:  "Clube da Luta" e "Seven". O trabalho da dupla funciona pela terceira vez, a diferença aqui é a intensidade, a delicadeza com que se trata o assunto central fora a mensagem que se busca deixar no final das contas. É uma obra importante para o cinema que sente falta de ousadias narrativas como essa. Inovações nesse âmbito são cada vez mais raras. Fincher é um diretor cuja competência foi provada jovem. É um dos grandes nomes entre os cineastas da atualidade.

"O Curioso Caso de Benjamin Button" finge ser denso, sua duração não justifica o que realmente ocorre com o tempo e falar do tempo é o que o filme mais anseia. Inteligente, fala de gente e valores, fala de algumas pessoas que como tantas sobrevivem o dia a dia cada um com seu prazer, cada um com sua mania, cada um único nas diferenças e em seus amores. Benjamin Button é diferente, e quem não é?


Nenhum comentário:

Postar um comentário