sábado, 26 de março de 2011

Proseando sobre... Esposa de Mentirinha

 
Mais um ano e mais um filme com Adam Sandler. Para seus fãs, ótimo. Esse “Esposa de Mentirinha”, seu novo projeto, arrasta também Jennifer Aniston, outra cara conhecida em comédias capaz de levar milhares ao cinema só pela presença. Trata-se de mais uma comédia romântica daquelas que conhecemos o final só por lermos a sinopse. Isso tem sido cada vez mais comum e unânime.  As piadas são constantes, algumas funcionam, outras constrangem e Sandler continua com as mesmas facetas surgindo com a tradicional cara de dó por ser rejeitado para logo após cuspir deboches usuais parecidos com seus outros filmes. A falta de novidade e de autenticidade somente é compensada pelo carisma da dupla central, ainda assim é muito pouco. Quem espera somente sorrir e esquecer, Esposa de Mentirinha” é uma boa escolha, mas tão falsa quanto sua história digna de um dos piores roteiros dos últimos anos.

Um cara, Danny (Sandler), percebe algumas verdades inconvenientes antes de seu casamento e, decidido a mergulhar suas frustrações em copos de bebida num bar, descobre ocasionalmente uma fórmula de conquistar garotas através de acolhidas solidárias. Carrega uma aliança como símbolo da recente separação, o fim de um casamento o qual diz ser vítima despertando em suas ouvintes compaixão o bastante para convidá-lo a ir até suas casas ou a um quarto de motel próximo. Anos mais tarde a coisa toda muda quando conhece uma garota, Palmer (Brooklyn Decker), aparentemente perfeita esteticamente e intelectualmente – o diretor não economiza nos closes exibindo o corpo da moça. Porém, seus planos de seguir uma vida com ela despencam quando esta encontra a tal aliança em seu bolso e acredita que este lhe enganara omitindo ser casado. 

Dennis Dugan, diretor habitual dos trabalhos de Sandler, segue a fórmula dos projetos anteriores recriando as mesmas situações num contexto diferente. Seu trabalho de reciclagem resgata piadas e favorece vícios de atuações, expondo uma dupla que ainda não sabe que se ama, uma garota intercedente, mas que não é vilã, e um personagem caricatural entregue unicamente a trapalhadas – este último é vivido por  Nick Swardson. Ahhh, também tem as crianças e piadas com profissões. Com estes a história se desenvolve de maneira absurda obrigando o personagem de Sandler a inventar uma ex-esposa e apresenta-la a Palmer. Aí entra Katherine (Aniston), assistente de Danny, garota que anteriormente era entregue ao desleixo se revela, graças a compras em lojas caríssimas, uma modelo de vaidade. Ela se torna, portanto, Jennifer Aniston.

Potencialmente capaz de despertar boas risadas no cinema, “Esposa de Mentirinha” é garantia de alegria através do típico humor pastelão. Só. Sandler daria um ótimo humorista de Stand Up Comedy pervetido, mas enquanto ator, jamais se livra de ser apenas Adam Sandler. Tem também a aparição infeliz de Nicole Kidman mostrando sua limitação em comédias onde, com dificuldades de oferecer um humor natural, depende de caretas e surtos para garantir a performance no longa. Digo decepcionado uma vez ser fã do trabalho da atriz. 


2 comentários:

  1. kkk.adoro comedia e d+
    continue assim

    ResponderExcluir
  2. concordo com o texto, o filme é uma cópia dos outros desse estilo

    ResponderExcluir