domingo, 7 de novembro de 2010

Proseando sobre... Gainsbourg - Vida Heróica


Uma das personalidades francesas mais notáveis foi Serge Gainsbourg, o que não quer dizer necessariamente ser um exemplo a ser seguido. Mas o cara, pianista, poeta, pintor dentre outros ofícios, fez história tanto com sua arte quanto com as mulheres, tendo entre elas ícones como a atriz Brigitte Bardot e a cantora inglesa Jane Birkin. Há ainda muitas outras. Ele recentemente ganhou um filme, “Gainsbourg - Vida Heroica”, que esteve na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Quem tiver interesse em assisti-lo, irá acompanhar Gainsbourg perdido no meio de corpos torneados femininos, fumando incontáveis cigarros e se envolvendo em freqüentes bebedeiras. Pra lá de uma vida boêmia, é uma vida sem limites cujas incidências já eram sintomáticas ainda quando criança. A cena da aula de pintura e seu cortejo pra cima da modelo nua desperta a atenção e tira várias risadas. Nos resta a pergunta: “essa figura existiu”?


E existiu. O ator Éric Elmonsino vive Serge Gainsbourg, não ficando somente na aparência física, ele encarna Serge com arrebatamento marcante motivando aplausos. O filme, possivelmente especulado louco, tem uma característica que o torna ainda mais interessante: ser narrado enquanto fábula e não obrigatoriamente seguindo realidade. Tal escolha é característica de uma outra personalidade francesa, o quadrinista Joann Sfar. No currículo, Sfar tem como principal obra “O gato do rabino”. Já no cinema, essa é sua primeira empreitada e a realiza com elegância e criatividade ao trazer personagens irreais, representações egóicas de seu protagonista, principalmente a voz que o persegue desde criança. Caracterizado pelo exagero deforme, nariz e orelhas compridas, esse ser é uma caricatura bem reproduzida de Gainsbourg. Quem vive esse personagem alegórico é Doug Jones, já famoso por representar figuras do gênero como o Fauno e o Homem Pálido de “O Labirinto do Fauno”, e também o surfista prateado da franquia “Quarteto Fantástico”.

Quanto ao protagonista de personalidade inusitada, é trabalhado com descontração: iremos rir de suas atitudes peculiares. Dono de ações questionáveis, Serge Gainsbourg deixou uma vida repleta de excessos cujos desafios, insolentes do ponto de vista moral, estigmatizaram sua estranheza verossímil. Muitos irão se identificar com esse galanteador que não tem pinta de galã – e afirmo isso diante o óbvio. Na época, esse improvável sedutor, com trejeitos desengonçados só para atenuar o tipo, deixou vários outros com inveja devido suas investidas e conquistas românticas que atingiram celebridades de projeção mundial, caso da loura diva Brigitte Bardot, aqui vivida pela bela Laetitia Casta. Enquanto músico, concebeu melodias imortais e ousou transformar o hino de seu país numa versão reggae que gerou polêmico e ataques pessoais. Aos apreciadores de cinebiografias, certamente a de Gainsbourg irá figurar entre as mais originais e, essa vida heróica, sugestão de seu título original, é uma vida desmedida, vivida como o próprio sempre quis. 


2 comentários:

  1. SERGE GAINSBOURG *--* foi um grande ator e cineasta, talentoso compositor seu maior apesar de que suas músicas só faziam sucesso quando eram cantadas por outros artistas ou anos depois seu maior personagem era ele mesmo.polêmico, exentrico e inegavel o seu talento.otimo post *-*

    ResponderExcluir
  2. Está aí um nome que há muito merecia uma cinebiografia! Acho que a escolha de fábula, de fantasia para traçar a vida deste grande artista não poderia ter sido mais acertada...
    Alguns aspectos soam melhor se feitos desta forma!

    Fiquei interessada em ver!

    ;D

    ResponderExcluir