sábado, 13 de novembro de 2010

Proseando sobre... Jogos Mortais – O Final


A sociedade do espetáculo é representada em uma cena inicial quando 3 jovens estão presos numa armadilha em público numa praça lotada atraindo a atenção da multidão que se aglomera. Poucos se esforçam para tirá-los dali, a maioria saca o celular para filmar a cena. Ainda há a exposição da vida íntima do trio que discute sobre suas relações. Nada distante, estamos nós, os espectadores, acompanhando a atrocidade na tela. A reação da platéia diverge... às vezes assusta. É o início do fim!

Continuações, continuações e continuações. O lucro movimenta o cinema e impede que algumas franquias tenham finais dignos de seu sucesso; muitas vezes acontece do filme começar a ser esquecido, pouco levado a sério e aí os realizadores decidem que é hora de parar. Tarde demais. "Jogos Mortais - O Final" é o atual caso desse fim. Fim que já era previsível desde seu segundo filme. Assim, a espera de novidades se transforma em frustração. Não atende o sucesso do aclamado início da franquia, termina nada inventivo e se trata, em mais da metade da projeção, apenas de um projeto reciclado cujas tentativas de impressionar envergonham e se comprometem em suas pretensões. A mutilação, tão recorrente na franquia entre os personagens dos setes filmes, acaba se virando contra sua própria idéia e Jigsaw, personagem que tornou-se referência em thrillers recentes devido seus ideais impostos, acaba definitivamente banalizado. Jogos Mortais, portanto, e por fim, acaba infeliz e morrerá como piada sádica de entretenimento popular, e não como um autêntico longa de horror igual uma vez foi. Um insulto aos seus fãs.

Ninguém esqueceu do Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes), aquele mesmo que serrou a perna no primeiro longa. Ele retorna. Isso não é um spoiler. Agora as coisas que anteriormente – maquiadamente – estavam fazendo sentido, ganham um novo aliado com explicações boçais. A trama desse “O Final” encontra os sobreviventes das armadilhas de Jigsaw, todos relatando seus traumas em sessões de terapia em grupo com Bobby Dagen (Sean Patrick Flanery de "Santos Justiceiros"), outro sobrevivente que ganhou fama após escrever um livro biográfico sobre sua experiência de quase morte. Ele leva as cicatrizes no peito motivando os outros a encararem suas marcas como orgulho de terem vencido a morte, e não vergonha. Por cima dessa premissa, e ainda com a presença do policial very bad Mark Hoffman (Costas Mandylor) e de Jill Tuck (Betsy Russell) das histórias antecedentes, o filme se desenvolverá transitando entre novos segredos - com criatividade em queda livre. Ah, as tripas, sangue e pedaços de carne humana estão presentes e saltando nos nossos olhos na versão 3D.

O diretor Kevin Greutert (“Jogos Mortais 6”) não adiciona nada de diferente, embora faça uso da tridimensionalidade em alguns momentos de maneira bastante feliz, garantindo razoável diversão. Os fãs do jogos mortais de Jigsaw irão novamente acompanhar o que já é praxe da história, com o assassino protagonista John Kramer (Tobin Bell) em novas tomadas dando lições aos que julga – e isso que outrora era a essência provocadora e por vezes questionável da trama, transformou-se em moralismo relés cujo valor ficou de lado dando todo o espaço para pesadas cenas de violência capazes de fazer alguns suspirarem no cinema diante manentes desastres. Os cinesádicos terão fartura nesse ponto. E o que essa franquia tornou-se senão entretenimento aos apreciadores de carne estropiada e em decomposição? Falsamente hábil, – um ultraje à inteligência – o filme engana com um roteiro efêmero e recheado de detalhes. Ao passo que o cinema encontra vítimas na platéia cujos alvos são as carteiras, sequências como as de“Jogos Mortais” irão aparecer e constantemente se amparar na curiosidade transgressora indecente. 

2 comentários:

  1. Nossa deve ser muito massa, vou querer assistir
    http://olhaissonet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A princípio, Jogos Mortais me instigava muito... Até hoje, só vi os dois primeiros, mas não sei porque, parece que nem me dá mais vontade de ver... Parece que você confirmou minha previsão x)

    Parabéns pelo blog!
    Beijos! ;*

    ResponderExcluir