quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Proseando sobre... Garota Fantástica


“Garota Fantástica” traz o “Roller Derby”, uma modalidade de patinação entre equipes feita em uma pista oval a qual as participantes num empurra empurra e usando táticas insólitas buscam vitórias e reconhecimento. Grandes duelos acontecerão nesse filme feminista, denunciando insatisfações cujos sonhos são desiludidos pelas exigências do cotidiano, bem como trabalhos, filhos, namorados entre outras obrigações. Nessas pistas, as várias mulheres da história gastam toda suas energias, encontrando nos torneios a oportunidade de serem vistas e reconhecidas por algo que façam bem. 

Ellen Page descobre uma vocação
O filme é despretensioso, não se concentra tão profundamente no drama de suas protagonistas, sendo sutil quando exalta a vida delas. O que é novidade aqui é quem está por trás das câmeras. Drew Barrymore assume a direção surpreendendo tal como Sarah Polley fez em “Longe Dela”, mas aqui num filme bem mais efêmero. “Garota Fantástica” diverte, conta com episódios da pós adolescência e se concentra numa personagem que vive sob o domínio das ambições da mãe, Brooke Cavendar (Marcia Gay Harden), que sonha em ver sua filha Bliss (Ellen Page) vencer concursos de beleza. O poder autoritário dessa mãe, bem representado pela imponência de Gay Harden inspirada, é evidente em suas inspeções que vitimam não só sua filha, mas também seu marido. 

Juliette Lewis é a grande adversária da protagonista
Já Bliss, vivendo amenamente sua passagem para a vida adulta, se esconde em seus 17 anos, trabalhando de garçonete num restaurante e aguentando investidas de caras querendo impressionar. O retrato dessa vida leviana se dá quando descobre o esporte, fazendo parte da equipe de patinação ocultando sua idade do time e a verdade de seus pais que em hipótese alguma aceitariam uma “princesa” numa batalha capaz de dimanar feios hematomas. A jornada da jovem é bem desenvolvida pelo roteiro de Shauna Cross que adapta seu próprio romance, acrescentando ingredientes como frustrações amorosas, sexualidade, amizades e desejos. 

Drew Barrymore além de dirigir, produz e atua
Bem fotografado e com algumas cenas movimentadíssimas, sobretudo durante as partidas do Roller Derby, o filme deverá empolgar mais as adolescentes que se identificarem com as dificuldades encontradas pela protagonista juntamente as amigas. Kristen Wiig vive Maggie Mayhem e cumpre o papel mais reflexivo da história enquanto Juliette Lewis assume uma antagonista predisposta a destruir os sonhos de Bliss com eficiência e com surpreendente hombridade. Barrymore não só dirige como produz e atua, identificando-se com a provável personagem mais divertida em toda a história. Já a canadense Ellen Page, destaque dos últimos anos por “Juno” e “Um Crime Americano”, mostra o porquê é uma das maiores promessas do cinema recente. Razoavelmente engraçado, mas singelo e sincero, “Garota Fantástica” é um longa correto e agradável de ver sem nenhum compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário