quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Proseando sobre... Missão Madrinha de Casamento


Foi-se versões de comédias masculinas com homens chutando o balde. Agora as mulheres se responsabilizam – ou se desresponsabilizam – pelas atitudes assinaladamente escatológicas nas situações as quais se envolvem. Esse é “Missão Madrinha de Casamento”, opondo a amizade íntima e o ciúme sobre um dos maiores desejos da mulher: o casamento. A ambientação do roteiro brincando justamente com o pré matrimônio explana óticas feministas, salientando o desejo pela troca de alianças e o seu pós. A magia se mantém e corresponde a expectativa dessas mulheres a beira de um ataque de nervos, mas sem a genialidade transposta por Almodóvar, se assim me for permitido usar seu filme como exemplo.

Lillian (Maya Rudolph) vai casar e convida sua amiga de infância, Annie (Kristen Wiig, ótima no papel) para ser a madrinha de honra. Extasiada, Annie quer fazer uma cerimônia inesquecível, mas se depara com uma outra madrinha, Helen (Rose Byrne de “X-Men – Primeira Classe”), linda e elegante, rica e talentosa no arranjo de grandes festas. O duelo entre as duas irá levar todo o filme, opondo distintas perspectivas e busca pela atenção. A primeira vem de derrotas, falência numa loja de Cupcakes e desprezo por homens; já Helen mora num imenso casarão, veste grifes e exalta superioridade, mas ressente pela soledade, o que garante um dramalhão responsável por não estigmatiza-la como vilã.

A proposta de colocar mulheres em situações costumeiramente vista com homens no cinema é o diferencial dessa cômica empreitada. Diverte-se ao seu modo pensar que a mulher não tem a camaradagem masculina, respira outras dinâmicas de relacionamento, se intricam e se alfinetam. É justamente nesse ponto que a comédia do diretor Paul Feig se intensifica criando recreação, trazendo distintos laços da união entre as madrinhas de casamento, propondo disputas pessoais pela atenção da noiva – e mais interessante do que simplesmente jogar desavenças é evidenciar que apesar das resoluções, as rixas nunca se perdem. “É a última...”, indaga umas das personagens. Feig assina o projeto, mas é a produção quem parece comandar com Judd Apatow (de tantas outras boas comédias como “Ligeiramente Grávidos”) ditando as regras.

Passado inteiramente na disputa pessoal de Annie buscando cada vez mais esclerosadamente a atenção da noiva, o filme acaba ignorando as outras personagens, meros coadjuvantes acrescentando frustrações pessoais através de breves diálogos indiciando, brevemente, quem são e quais as intenções dessas mulheres pelo casamento. Annie, com a lanterna traseira do carro queimada, explicita sua condição de mulher após os 30 anos completamente frustrada, entregando-se a relacionamentos pelo puro prazer sexual, duvidando da integridade dos outros a sua volta. Trocar essa lanterna, algo tão simples, torna-se um catalisador de personalidade, colaborando para concluirmos sobre a resistência da personagem em mudar. Negação e puro orgulho. Quando essa luz surge, outras iluminações vêm junto a ela. Cômico e grosseiro, característica autoral do produtor, o filme certamente divertirá vários públicos.   


Um comentário:

  1. Bom dia
    Uma passagem das Escrituras, sem motivo especifico para ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.

    SALMO 22
    1 DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?
    2 Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.
    3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.
    4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.
    5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.
    6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
    7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
    8 Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
    9 Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.
    10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
    11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
    12 Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
    13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.
    14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.

    15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
    16 Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
    17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.

    18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica.

    19 Mas tu, SENHOR, não te alongues de mim. Força minha, apressa-te em socorrer-me.
    20 Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.
    21 Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens.
    22 Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
    23 Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel.
    24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.
    25 O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
    26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.
    27 Todos os limites da terra se lembrarão, e se converterão ao SENHOR; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face.

    28 Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações.
    29 Todos os que na terra são gordos comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; e nenhum poderá reter viva a sua alma.
    30 Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração.
    31 Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.

    “Aproximadamente mil anos após ser proferido este salmo, esta profecia no versículo 15 ao 18, se cumpriu, em Jesus Cristo, Mt 19 -23 e 24, assim várias profecias se cumpriram, e com certeza as que não foram ainda cumpridas, serão, e Jesus Cristo voltará, foi predito que ele vinha, sofreria por nós, agora está escrito que ele vai voltar e juntar aqueles que o buscam e julgar o mundo, vamos buscar a presença do Senhor em nossas vidas, pois o amor que ele nos entregou é incalculável.”

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama,
    Ele é o Caminho; e a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir