sábado, 1 de outubro de 2011

Proseando sobre... Premonição 5


 Premonição 5 segue os mesmos passos dos outros 4 filmes, procura elaborar mortes de uma maneira descontraída e surpreendente, tudo para brincar com a expectativa de seu público, sedento para se divertir com o desastre alheio, sempre iniciado por uma grande catástrofe. A história dessa vez baseia-se na queda de uma ponte, uma calamidade sem precedentes julgada como obra da natureza. Um jovem tem a premonição e consegue salvar alguns amigos, mas não demora, e a morte que não pode ser enganada, volta para buscar um a um. O desgaste da história é visível, a novidade fica por conta do 3D sem economias, sempre direcionando tripas para a tela, banhando o espectador com sangue, tirando de muitos deles gargalhadas ao mesmo tempo que horroriza.

O interesse desta quinta parte é puramente comercial, econtinua dando certo. Para não ficar no vazio, até existe uma tentativa de provocar uma nova discussão sobre a relação disposta após o acidente. O convívio entre os sobreviventes não se torna um jogo de ameaças, mas a medida que a comprovação da inevitável morte chega, os ânimos estremecem e tentativas atônitas de contornar a situação são criadas: entra em cena a intolerância pela possibilidade da morte, a justiça do porque uns devem morrer enquanto outros não. Nesse sentido, o roteiro de Eric Heisserer e Jeffrey Reddick permeia lamentações e frustrações garantindo não somente a morte – personificada por sombras e brisas – como vilã, mas a insegurança de alguns como ameaça.

Dirigido por Steven Quale, Premonição 5 parece aproveitar idéias descartadas da franquia "Jogos Mortais" na proposição das armadilhas. Faz uso, por sua vez, de eventos novos a fim de explorar novos meios de acidentes sem temer a bizarrice. Até a acupuntura surge como possibilidade. O jovem cozinheiro Sam Lawton (Nicholas D'Agosto) é perseguido pela polícia como suspeito do acidente, uma vez ter dito que sabia o que iria acontecer. Nesse ato, o deboche, marca característica da série, levanta questões sobrenaturais sem explicá-las apenas para desarmar o público, obrigando-o a curtir o filme apesar de qualquer coisa. Nem seus realizadores levam a sério.  

Tonny Toddy, o ex "Candyman", novamente marca presença avisando os sobreviventes sobre a impossibilidade de driblar a morte e sugere que matem alguma outra pessoa, tomando assim seu lugar. Com esta prevenção, cria o conflito no grupo que especula sobre coragem e capacidades. O sobrenatural está afoito nessa quinta parte, porém divide com a moral o caminho de suas finalidades. Quale explora o 3D com precisão e entrega cenas bastante criativas, destaca-se a ginasta na barra (Ellen Wroe). Com jovens e desconhecidos atores, destacam-se Courtney B. Vance, David Koechner e Emma Bell – esta última teve experiência recente de sofrimento no cinema no torturante "Pânico na Neve" –, Premonição 5 se finda como um célebre entretenimento sádico e ganha ainda um bônus por sua ligação com as outras histórias, criando um fluxo surpresa sobre os desastres ocorridos.


Um comentário:

  1. Realmente, o filme segue exatamente a mesma linha dos anteriores, roteiro nos deixa tenso, mas é completamente previsível...

    ResponderExcluir