quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Proseando sobre... Os Três Mosqueteiros


A obra de Alexandre Dumas novamente é adaptada para o cinema, dessa vez em tempos da tecnologia 3D, garantindo espadas passando perto do nosso pescoço. Motivos para que coisas saltem em nossos olhos não faltam, ainda mais tratando-se de uma obra dirigida por Paul W.S. Anderson, o cara por trás da estúpida franquia “Resident Evil”, que não economiza em destruições e ruínas capazes de fazer Michael Bay e Roland Emmerich se orgulhar. Essa proposta caótica não é necessariamente um problema aqui, ela soma-se a diversão proposta e agrada quando não exagerada, porém, ao revitalizar um romance expoente da literatura mundial, espera-se um mínimo de sensatez em sua elaboração. Esta versão preenche o básico com o encontro dos quatro mosqueteiros, mas descamba numa bagunça narrativa, o roteiro é medíocre e impossibilita a obra ser maior do que é. Culpa de quem? Da necessidade da tridimensionalidade? Suspeita-se.

D'Artagnan (Logan Lerman) é um jovem ordinário, irresponsável e galanteador. Quer ser um mosqueteiro e não demora para que sua jornada em solo francês transforme-se em intrigas, inclusive com os três mosqueteiros, Athos (Matthew Macfadyen), Aramis (Luke Evans) e Porthos (Ray Stevenson). Ele ainda compra briga com Rochefort (Mads Mikkelsen), desavença que se delongará. Os quatro unidos deverão atravessar o oceano em direção a Inglaterra atrás de uma preciosa jóia roubada que incitaria desconfianças adúlteras na monarquia. Para chegar até esse objetivo, a narrativa atropela pequenas subtramas: a bela Milady De Winter (Milla Jovovich) e sua traição; o papel tartufo do Cardeal Richelieu (vivido pelo ótimo Christoph Waltz) e a dificuldade em relacionamentos do Rei Luis XIII (Freddie Fox), demasiadamente preocupado com as vestimentas, tornando-se iconicamente fútil e cômico.  

A fragilidade do texto dos roteiristas Andrew Davies e Alex Litvak é notável. Como disfarce, artifícios técnicos dão conta de mascarar equívocos – ninguém viu um dirigível daquele tamanho chegar ao palácio? – através da direção artística explanatório e das batalhas breves, mas bem coordenadas. Destaca-se o confronto entre os navios nas alturas. O figurino de Pierre-Yves Gayraud é outro atributo estético formidável no filme – e quanto humor e ironia inspiraram a concepção das roupas do Rei Luis XIII. A direção de Paul W.S. Anderson é esquemática e pouco inventiva – não há grandes inovações, a não ser a utilização de câmeras de última geração, gosto adquirido em sua última empreitada, “Resident Evil 4”. 

Bons personagens não faltam, carisma na maioria deles também não. O inglês Matthew Macfadyen assume a liderança da quadra com segurança ao passo que Logan Lerman (Percy Jackson) frustra por nunca parecer realmente brilhante empunhando uma espada, mas sim um nerd, um tipo no melhor estilo Michael Cera revoltado com piadas a seu respeito. Ainda tem Orlando Bloom como o Duque de Buckingham com pouco tempo em cena, preparando um terreno para prováveis continuações.

É um filme de combates, em certo momento dois dos personagens emobrpõem um jogo de xadrez indicando duelos. Os tabuleiros expostos com recurso de contar a história são elegantes e frisam brilhantemente a contextualização da história. Assinaladamente marcado como um filme almejando sucesso e continuações consolidando uma nova franquia, esse “Os três Mosqueteiros” ganhará a atenção de uma nova geração, e que essa se preocupe em procurar sua origem na literatura. Paul W.S. An já tem serviço garantido para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário