sábado, 28 de maio de 2011

Proseando sobre... Se Beber, Não Case! Parte 2


Outro casamento foi anunciado. Dessa vez é o dentista Stu (Ed Helms) quem vai trocar alianças. O trauma da despedida de solteiro passada ainda está na memória do noivo temente quanto a possibilidade de acontecimentos parecidos com os que ocorreram em Las Vegas se repetir. O casamento, dessa vez, acontece na Tailândia, país de sua noiva, terra que irá unir os lobos do primeiro filme, Stu, Phil (Bradley Cooper), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha). O grupo irá comemorar na praia juntamente ao irmão da noiva, Teddy (Mason Lee), mas, após o primeiro gole de cerveja, uma amnésia coletiva, os caras acordam num quarto estranho com um dedo decepado, um homem nu e um macaco com a jaqueta dos Stones. “Se Beber, Não Case! Parte 2” vem dar seqüência ao primeiro filme de enorme sucesso em 2009 com pretensões de seguir os passos e consolidar uma nova franquia.

A trama escrita por Scot Armstrong, Craig Mazin e pelo diretor Todd Phillips não envolve como a acontecida em Las Vegas e foge a regra do politicamente correto ao carregar cenas apelativas e de discutível teor sexual: não há economias em personagens nus, palavrões e deboches libidinosos. Não que isso seja um problema, mas limita o público. No entanto o diretor pouco se importa, arrasa o roteiro com piadas funcionais que provocam gargalhadas, proposta vencida no primeiro longa e repetida a exaustão neste segundo. Aliás, o primeiro filme é completamente adaptado aqui numa situação ainda mais inusitada e absurda, porém bem menos inteligente.

A força reside novamente nos ótimos personagens. Phil segue seguro e posa como galã, Stu continua histérico e Alan incompreensível e irrepreensivelmente como o melhor personagem dentre os três. Doug pouco acrescenta, novamente é ignorado. Teddy é outro que não dura muito. Parece que é preciso centrar no trio principal e explorar mais esses caras que tanto sucesso fizeram. Zach Galifianakis que já angariou fãs no primeiro filme vai fisgar novos espectadores graças ao seu timing cômico preciso que o torna facilmente num dos mais interessantes comediantes dos últimos anos. Alan é engraçadíssimo, surge tímido, e logo deslancha com as melhores piadas e gags do roteiro – sua dúvida sobre o que está acontecendo na boite e a cena em que joga uma corda querendo ancorar uma lancha na areia são impagáveis.  

Profundamente exagerado, “Se Beber, Não Case! Parte 2” pretende lançar vôos mais altos e se vale do excesso em todos os sentidos para não se estabelecer como uma extensão da primeira parte. Falha por querer ser maior do que é; ou por se interessar unicamente pela bilheteria. Mas nessa ilustração abastarda, numa contextualizada perigosa e enigmática Bangcoc, o trio se aventurará por estranhos e misteriosos caminhos e terminarão sujos, machucados, tatuados, carecas e com novas experiências sexuais com aqueles que a cidade reserva omissamente, os katoeys (travestis).  

Todd Phillips, diretor do primeiro filme, recria um cenário sem o luxo de Las Vegas, mas adequadamente exótico, e une os personagens numa nova roubada que arrasta ainda o sequestrador Sr. Chow (Ken Jeong) do primeiro filme. A fotografia pouco acrescenta diante a possibilidade da retratação local – observe a cena em que juntos no mar admiram a paisagem bucólica, é um dos únicos momentos em que acompanharemos a beleza que aquela terra reserva. O longa conta também com participações pra lá de especiais, como a de Paul Giamatti que, numa determinada cena ao segurar uma taça, remete diretamente a seu personagem em “Sideways” como também coloca o ator e diretor Nick Cassavetes numa ponta vivendo um tatuador. Dentro do percurso previsível e abusado, a fartura é seu humor usual e os novos recursos buscando a oportunidade dessa nova história dar certo. Faz-se necessária uma nova desculpa para chapar esses caras e demonstrar o quanto adultos podem ser infantis e estúpidos para nos fazer rir com isso. 

Um comentário:

  1. Preciso ver esse filme, tomara que esteja no nivel do primeiro...

    Gostei de saber que o ator Ken Jeong volta para este filme, pois eu acho ele um ótimo ator de comédia, principalmente pela sua super atuação no seriado community, em que ele interpreta com muita personalidade o Señor Chang, um coreano que surgiu como o professor mais maluco da universidade.

    ResponderExcluir