domingo, 15 de maio de 2011

Proseando sobre... O Noivo da Minha Melhor Amiga


Comédias Românticas tem um público bem definido. É um dos únicos gêneros que os tem. E muito embora traga histórias cujos desenvolvimentos se repetem e o final são previsíveis apenas por olharmos seus cartazes, ainda assim, conseguem atrair olhares e atingir os corações daqueles que apreciam assistir um romance acontecer. Cada vez mais essas comédias vem apostando na personalidade de seus protagonistas procurando, muita vezes sem sucesso, se desprender das caricaturas dos clichês usuais do gênero e torna-los verossímeis. Assim, uma ou outra se destaca, embora ainda acabem caindo no lugar comum que contextualizam essas histórias. “O Noivo da Minha Melhor Amiga” tenta se debruçar em outros horizontes, e até dribla por vezes a previsão, mas não foge da maldição de seu gênero.

A aniversariante Rachel (Ginnifer Goodwin) ganha uma grande festa de aniversário da sua amiga de infância, a espalhafatosa e egocêntrica Darcy (Kate Hudson) – Hudson revive uma noiva, mas sem guerra. Após alguns goles, Darcy é obrigada a deixar a festa, mas esquece sua bolsa caríssima, e seu namorado, Dex (Colin Egglesfield, com pinta de Tom Cruise), tem de voltar para pega-la e acaba pegando também a aniversariante, melhor amiga e madrinha da noiva. A manhã seguinte é puro constrangimento e arrependimento, mas é também a oportunidade de reaver o passado. Reaver a vida e as oportunidades deixadas em tempos que não voltarão mais. Para contextualizar, entram os flashbacks.

Dirigido por Luke Greenfield de “Show de Vizinha”, esse trabalho, baseado no romance de Jennie Snyder, possui um ritmo diferenciado no desenvolvimento de sua trama. Sem pressa, somos apresentados as razões de seus protagonistas chegarem até aquele ato matrimonial e o peso que o passado tem sobre suas vidas. É natural o público ir contra os adúlteros, mas aqui curiosamente se flagrarão torcendo pela madrinha Rachel. A culpa não é do espectador, o roteiro busca inocenta-la desde o primeiro minuto quando a apresenta tímida e gentil, ao contrário da insuportável Darcy. Este é um lugar comum que comédias românticas procurariam investir para direcionar ao ato final, mas, há algo a mais a se considerar.

Hudson, que jamais repetiu um grande papel desde “Quase Famosos”, vive neste longa uma amiga legítima, mas que precisa estar sempre em destaque ofuscando a outra, Rachel, a nerd formada em direito responsável por lhe apresentar Dex num passado não tão distante. Para compreendermos e nos sensibilizarmos pela considerada feia da história, não faltarão lágrimas, chuvas, luzes ofuscantes em bares, bebidas e Radiohead. Há ainda a expectativa de como e quando a noiva irá descobrir sobre a traição. Bilhetes? Mensagens no Celular? Secretária Eletrônica? Tudo inspira desconfiança.

Luke Greenfield coloca um duelo em cena com a omissão e desconforto contra a chance de ser feliz e tudo fazer sentido – se é que é possível fazer. A amizade entre mulheres é posta a prova buscando nessas companheiras de infância um cume futuro. Será que essa condição de amizade resistiria a uma traição como a que acontece neste filme? É uma das propostas desenvolvidas em cena que conta com bons personagens secundários, destaque pata Ethan (John Krasinski) que dá um tom dramático e reflexivo a narrativa ao mesmo tempo que foge de uma garota. É ele quem inspira o cuidado da protagonista motivando-a a ir atrás de seus desejos sem temer o que terá de enfrentar. “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, portanto, divide-se em comédia romântica e dramalhão romântico, explorando a crise dos 30 anos incutida a partir escolhas e arrependimentos tardios.


Um comentário:

  1. Ae cara mt bom teu blog ^^
    to seguindo aqui

    dá uma passada lá depois

    http://aneurysmnanet.blogspot.com/

    ResponderExcluir