terça-feira, 26 de julho de 2011

Proseando sobre... Inverno da Alma


“Inverno da Alma”, filme indicado ao Oscar em 2011, dirigido por Debra Granik que também é roteirista, questiona o passado e o presente de sua protagonista e olha o futuro com pessimismo. Se ambienta num território frio e turbulento – um vislumbre noir –onde os moradores guardam segredos e estão dispostos a matar quem os enfrenta. Dotado de uma narrativa lenta, mas que vai ganhando fôlego a medida que algumas verdades nos são reveladas, este é um filme denso em seu tema, mas maquiado para ser apreciado por um maior público. Trata a história de alguém que precisa arcar com grandes responsabilidades nem que elas custem o próprio sangue. Jennifer Lawrence leva o filme nas costas e chama a atenção.

O contexto é uma comunidade desconhecida em Ozarks no Estado do Missourie. Notem a frieza do local e de seus moradores, todos se mantendo distantes como se esse afastamento tornasse possível a convivência. Nesse âmbito, aproximações soam como ameaças. O que movimenta o longa nesse terreno hostil é a necessidade de Ree (Lawrence) encontrar seu pai desaparecido. Caso não o ache, ira perder sua casa e morar na rua com os irmãos mais jovens juntamente a mãe doente. Ree tem 17 anos e não vive como uma garota dessa idade. É ela quem se responsabiliza pelos serviços domésticos, a caça e o corte de lenha.

A narrativa progride de forma a desvendar o paradeiro do pai da jovem e ele é tão oculto para nós como parece ser para Ree. O acesso a esse personagem tem outros motivadores desvendados ao longo da projeção. Nesse percurso especulativo sereno e perigoso, a performance da atriz influi diretamente para o filme não congelar, transformando o longa num estudo de personagem agradabilíssimo. A sua volta os tipos machões entram em cena, às vezes armados, outras vezes com drogas – são usuários e traficantes. Tais características aparentemente são comuns entre os moradores forasteiros locais propensos a violência. Interessante são os interesses que movimentam alguns. Nesse sentido, nos parece claro o objetivo de um casal disposto a cuidar do irmão de Ree caso a família perca a casa.

Baseado no romance de Daniel Woodrell, “Inverno da Alma” não trata da busca desenfreada de uma filha por seu pai. Engana-se. O longa vem contar a luta diária de uma garota para manter sua família íntegra fazendo isso a sofridos custos. Jennifer Lawrence que a pouco protagonizou o drama “Vidas que se Cruzam” traz uma olhar encorajador, mas resguardando temor, estando a beira de desabar. Palmas para a loira que aos 20 anos tem sua primeira indicação ao Oscar. Junto a ela, o veterano John Hawkes também foi lembrado pela academia. Este é um filme que vem representar o cinema indie para o público que ano após ano conhece algum celebrado no Oscar. Para citar exemplos anteriores: “Pequena Miss Sunshine”, “Half Nelson”, “Juno” e o recente “Educação”. Aqui, mais do que um filme, é um modelo de coragem e dever representado por uma jovem e real heroína.

Um comentário:

  1. Eu gostei muito deste filmes também!
    Não foi por acaso que a Jennifer foi indicada ao Óscar, ela realmente fez um ótimo papel neste filme, apesar do final ser esperado, me surpreendeu bastante, e eu acredito que o ritmo lento não atrapalhou o desenvolvimento do filme.

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir