segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comentando sobre... A Cidade Ímã



Tímido em seu prólogo, o filme de Ronaldo German é ascendente, embora romantize demasiado a cidade do Rio de Janeiro, a cidade imã do título, sendo pouco convincente na estilização da capital que apresenta como um palco de músicos estrangeiros que chegaram e ficaram. É bom ressaltar que German praticamente fez o filme inteiro sozinho, um trabalho dignificante baseado num trabalho solo, no entanto carece de maior veracidade e menos idealização, o que resultou, ao final, num grande cartão postal da cidade para músicos de todo o mundo, ainda que traga alguns de seus defeitos como a violência. São quatro os entrevistados, David, Mako, Bruce e Idriss. Ambos trazem suas percepções sobre a cidade, suas histórias pessoais, o que imaginavam e o que encontraram na cidade maravilhosa, como também o que o mantiveram e ao quê se apaixonaram. Abraçado pelo corcovado e pelos locais bucólicos, o longa foi recortado de maneira a fundamentar a história dos quatro sem privilégios. O documentário é agraciado com canções propostas pelos próprios participantes, afunilando até um único denominador. 

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