quinta-feira, 7 de março de 2013

Proseando sobre... Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer



Alguém deveria fazer isso parar, pois, embora seja duro de matar John McClane, o personagem enquanto ícone do cinema de ação acabara morrendo, já que está se parodiando, com um Bruce Willis no piloto automático, reproduzindo tudo o que já fez. A franquia não depende nem mais dos feitos do seu famoso personagem central, mas dos efeitos ao seu redor e do perigo iminente que este deve passar para justificar o título do longa. Ele é impossível de matar! Agora é seu filho quem está em teste. Sem graça e com a mesma sorte, John McClane Jr. (Jai Courtney) é uma cópia barata do pai. Courtney acaba carregando um peso gigante: despertar no público o mesmo interesse que Willis despertou no final da década de 80. Nem é preciso dizer qual foi resultado.

“Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer” acontece na Rússia, local o qual Jr. está preso. O pai vai até lá descobrir o que está rolando e tentar uma reaproximação com o garotão – problemas de relacionamento entre pai e filho é uma subtrama tola e irritante proposta pelo roteiro. Chegando lá, percebe que o filho não é lá exatamente um mau rapaz e está envolvido num esquema para salvar o mundo, mesmo que em julgamenro. Tudo está indo bem, até a chegada do paizão que atrapalha seus planos e em pouco tempo se responsabiliza por uma catástrofe nas ruas de Moscou. Perseguições, explosões, tiros, capotamentos: um dia comum na vida de McClane que já não teme mais o perigo como outrora. 

O roteiro escrito por Skip Woods – cara responsável por aberrações como “Hitman” e “Wolverine” – não só sabota o personagem de Willis, ele desequilibra o filme inteiro, pendendo para a diversão passageira, com piadas e ação descerebrada. Para os fãs da série, esse é um capítulo para se esquecer. Woods deveria ser proibido de escrever qualquer coisa. Já a direção é de John Moore, cara que fez “Max Payne” e o remake de “A Profecia”. Que dupla, em? Esta é uma obra para ser consolidada como uma das piores sequencias – quinta parte! – dos últimos anos no cinema de ação e de qualquer outro gênero. Nem menciono a completa falta de noção espacial e temporal do diretor.

E o que salva? Tanta testosterona imaculada por armas, violência e detonação, e no meio disso a russa Yuliya Snigir vestindo um colante e tocando o terror empunhando uma arma. Símbolo fálico para o gozo num filme absolutamente masculino. Ainda aparece Mary Elizabeth Winstead, a cheerleader do Tarantino em “À Prova de Morte”, como Lucy McClane. Conhecemos ela em “Duro de Matar 4.0”.  Ela dura cerca de 2 ou 3 minutos em frente a câmera sem nenhum propósito a não ser justificar que ela continua existindo.

O humor resplandece em vários momentos, desde o início num congestionamento até o ato final na cena do helicóptero. Elas, no entanto, parecem ter sido escritas por algum colega do Adam Sandler sem noção cômica. Algumas piadas se repetem insistentemente, como a das férias do protagonista(?) ou a conversa onde o filho não chama o pai de pai. Faltou revisão do roteiro? Subestimam o público ou trata-se de uma paródia? John McClane está totalmente em segundo plano, mesmo com o longa sendo dele. Ou então decidiram arranjar uma nova franquia com o Jr.. Que não saia mais nada desse abismo e John Moore se envergonhe pelo que fez com a criação de Roderick Thorp, dirigida pela primeira vez em 88 por John McTiernan. Bons tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário