O ano começou bem para os amantes de animações. “Enrolados” é engraçadíssimo. Iremos assistir uma versão adaptada de “Rapunzel” – sua protagonista carrega o nome – com cabelos definitivamente gigantes que assustariam qualquer cabeleireiro. Ela vive em uma torre, jamais desceu para conhecer o mundo, aprendeu a acreditar que o lado de fora é perigoso e sair daquele terreno seguro era arriscar a pele em troca de nada. Mas há uma ambição por liberdade e há algo que a motiva. Em outro contexto está Flynn, um ladrão que apavora um reino próximo a torre e que recentemente roubara a coroa real. Ele faz um tipo de Aladdin com outros interesses. Durante uma fuga, chega até essa torre e se encontra com Rapunzel. Ela lhe propõe um acordo.
Mas quem é Rapunzel? Há uma história contada em off logo na abertura do filme e não vale a pena reproduzi-la aqui. No entanto, como na maioria dos filmes da Disney, há uma bruxa má intencionada que irá transformar a vida da protagonista num inferno. Nessas intenções, nos deparamos com um dos elementos centrais que envolvem essa riquíssima narrativa: o desejo. Um desejo inalcançável para qualquer um, mas cada vez mais ambicionado: a eterna juventude. É por ela que Madame Gothel mantém Rapunzel presa pois, os cabelos dessa bela jovem traz de volta aquilo que com o tempo se perdeu. Esses cabelos não só devolvem a beleza, mas também curam. E essa maldade exposta pelo roteiro explora alguém também vítima como antagonista. Vítima da luxúria, escrava de idealizações quanto a estética. Sua verdadeira maldade talvez seja o egoísmo.

Não poderia faltar romance – e fica declarado já em seu trailer ou nos cartazes que ele deverá acontecer. Tudo ocorre de maneira orgânica, nada apressado ou forçado, e funciona... seu ato final é promissor, é relevante a narrativa, embora ocasione discussões. Durante a sessão as crianças se divertiram e os adultos gargalharam. A Disney lança no Brasil em 2011 um verdadeiro filme familiar cuja diversão é garantida, as risadas frequentemente acontecem e a emoção desperta. “Enrolados”, portanto, é uma experiência encantadora onde a tridimensionalidade nos coloca junto aos personagens. É sim um mundo de fantasia, inatingível, e se nos permitirmos fazer parte desse mundo por algum tempo teremos recompensas como um sorriso no rosto ao fim da projeção – isso é mais do que o suficiente.
Simbolismo
Aquela torre representa várias coisas para Rapunzel. Não é só o lugar de segurança da personagem, é o lugar de resguardo e recalque. Sair de lá é como sair do ventre materno, e não estranha que seu cabelo às vezes pareça um cordão umbilical. De dentro para fora, para o desconhecido, sua integração com o estranho a faz definitivamente parte do mundo enquanto sujeito. Nessa teoria, parece que a necessidade de alguém expulsa-la dali é imprescindível – este papel é do ladrão Flynn que não rouba sua segurança por opção, mas é sujeitado graças a insistência de alguém que já não suporta aquela prisão e deseja experimentar novidades e o risco. Também há uma simbologia sobre castração – o “não pode” e o “não deve” que durara 18 anos reprimindo-a cessa. São alegorias sutis, mas que muito somam ao filme.
Adorei, muito engraçado! Achei interessante ainda porque, apesar da idealização dos personagens principais - característico dos filmes da disney -, me pareceu que Rapunzel está um pouco mais "humana". São detalhes e cenas bem sutis que me mostraram isso, como a manobra com uma frigideira que acaba com uma pancada na própria cabeça, ou os pés não tão delicados e até um pouco tortos... XD Enfim, pequenas imperfeições que fazem com que a personagem difira de outros como Branca de Neve ou Cinderela, totalmente perfeitas em seus atos, sentimentos e, claro, aparências.
ResponderExcluirFora isso, devo dizer que sou tão fã do cavalo e do grilo desse filme, quanto do gato de botas de shrek! =D
Fiquei curioso em assistir esta animação.
ResponderExcluirabraço
queroo ver esse filme... adoreiii!!!1
ResponderExcluirestou te seguindo... se puder me dar essa força e me seguir..
beijokas
niki
http://municklameri.blogspot.com/
puta filme bom...........
ResponderExcluirsó que a dublagem do Luciano Huck é RIDÍCULA ! ! !